Uma vitória pra melhorar o moral da equipe no Paulista da Série A-2 e aproximar a AFE do G-8, grupo dos clubes que rumam à fase seguinte do Estadual. Esse é o pensamento do elenco e da comissão técnica da Ferroviária para o compromisso desta quarta-feira, contra o Audax, às 16 horas, no estádio Nicolau Alayon, em São Paulo. O duelo será válido pela 7º rodada da competição.
Na 14º posição com seis pontos, o time grená visa seu primeiro êxito fora de seus domínios, ao passo que o adversário, que iniciou a disputa com três vitórias, acumulou dois revezes nas últimas rodadas, deixando a zona de classificação. A equipe da capital está na nona posição, com nove pontos ganhos. Será o primeiro confronto entre as duas agremiações, já que desde a fundação do clube (2004), como Pão de Açúcar Esporte Clube (PAEC), os dois times não mediram forças em competições oficiais. Desde a Copa Paulista de 2011, a equipe passou a ser chamada de Audax.
Confiança e bom astral
O técnico Ito Roque comandou treinamento na manhã desta terça-feira no campo da IESA, ocasião em que fez os ajustes finais e traçou as diretrizes do time para o importante desafio. Ele priorizou os trabalhos de bola parada e a atividade foi encerrada com um rachão entre jogadores e comissão técnica. Os atletas foram bem exigidos na atividade, contudo ela ocorreu regada pela descontração e auto-astral.
“Temos que evoluir em vários aspectos. Estamos trabalhando pra isso, pois a competição é rápida e os resultados positivos são imprescindíveis. O intuito é extrair o máximo dos jogadores. Com isso a carga de treinos aumentou um pouco mais, todavia os atletas estão imbuídos e conscientes da importância deste momento no campeonato”, disse o técnico, após o encerramento do ensaio final.
O Audax foi adversário do Penapolense, ex-clube de Ito Roque, na rodada inicial da A-2. “Trata-se de um time rápido, que atua com três atacantes, fazendo uso constante das bolas aéreas. O intuito é neutralizar os pontos fortes do oponente, ter aplicação na marcação e tendo a posse de bola, agredir, pois o placar nos será favorável, à medida que estudarmos as virtudes de quem está do outro lado, mas principalmente confiar na nossa capacidade para desenvolver um bom futebol e pontuar", disse o novo técnico grená.
O zagueiro Carlinhos esbanjou confiança em relação ao desempenho da equipe. “Cada um está ciente da sua função, e acredito que nossa obediência tática vai prevalecer. Teremos dificuldades, porém assim como o adversário nós precisamos dos pontos, e vamos em busca deles”, frisou o defensor.
Audax quer a reabilitação
A instabilidade voltou a assombrar o Audax no campeonato. Após atingir a marca de três vitórias consecutivas diante de Atlético Sorocaba, São Carlos e Rio Preto, a equipe treinada pelo técnico Antônio Carlos Zago voltou a perder duas partidas seguidas e caiu para a nona posição da tabela, com nove pontos. O motivo encontrado pela diretoria para os resultados recentes é o excesso de confiança dos atletas.
Segundo o supervisor de futebol, Dimas de Oliveira, os jogadores precisam apresentar mais seriedade tanto na hora de concluir, como no momento de defender. “Está faltando concentração. Nas duas últimas partidas nós criamos diversas chances e desperdiçamos na cara do gol. Além disso, nosso sistema defensivo esteve desatento e as bolas paradas estão sendo um sufoco”, analisou.
Para o jogo diante da Ferroviária, o dirigente crê em outra postura dos atletas dentro de campo. “Tenho certeza que nosso grupo estará focado para a partida. O Antônio Carlos deve conversar com eles sobre a concentração. A vitória seria muito importante, pois estamos há dois pontos do G8 e os três pontos nos colocaria na zona de classificação novamente”, concluiu Dimas.
Ficha Técnica
Audax X Ferroviária
Local: estádio Nicolau Alayon, em São Paulo
Data: 15/02/2012
Horário: 16 horas
Arbitragem: Norberto Luciano Santos da Silveira, Wendel Almeida da Silva (assistente 1), Daniel Lofrano (assistente 2), Alaan da Silva Bonardi (quarto árbitro).
Audax: Sandes; Diego, Marcos Aurélio, Heverton e Romário; Diego Souza, Francis, Zanelli e Paulo César; Wendell e
Alex Afonso.Técnico: Antônio Carlos Zago
Ferroviária: Everton; Emerson, Rafael Dias, Carlinhos e Tatá; Júlio César, Rodrigo César, Bruno e Daniel; Fabrício Carvalho e Jobinho. Técnico: Ito Roque