Araraquara, SP - A Ferroviária volta a campo neste sábado de Carnaval, às 16 horas, na Arena da Fonte, para o confronto regional frente à representação do São Carlos. O duelo válido pela 8º rodada do Campeonato Paulista da Série A-2, é de fundamental importância para o time grená, uma vez que na próxima quarta-feira (22), a Locomotiva atuará novamente em Araraquara, dessa vez contra o Palmeiras B, às 20 horas.
A meta dos jogadores e comissão técnica é obter seis pontos, a fim de aproximar-se definitivamente do G-8, vislumbrando participação efetiva na disputa por uma vaga na fase seguinte do Estadual. O time de Araraquara ocupa a 15º posição com sete pontos conquistados, ao passo que o adversário com um ponto a mais, figura na 12º posição.
Preparativo final
O técnico Ito Roque comandou na tarde desta sexta-feira, o último ensaio antes do confronto. Durante 30 minutos ele orientou um coletivo com ênfase no posicionamento. A tendência é que na partida de amanhã, a formação seja semelhante àquela que empatou com o Audax no meio de semana. O zagueiro Carlinhos cumprirá suspensão, em virtude do terceiro cartão amarelo, e quem ocupará sua vaga é Hebert, que iniciou a competição como titular.
Pela necessidade da vitória, o meio-de-campo e o ataque também deverão ter mudanças. Embora não tenha sido confirmado pelo comandante grená, Bruno e Daniel devem ficar com a incumbência da criação, enquanto no ataque tudo indica que Ricardinho iniciará o duelo como titular.
“Notoriamente precisamos dos três pontos e precisamos da vitória. É necessário atuar com inteligência, agredindo o adversário, mas tendo o equilíbrio. Para termos êxito na frente é necessário apresentarmos uma boa marcação, tendo também aplicação na recomposição”, disse o técnico Ito Roque. Na ótica do treinador a ânsia pela vitória não pode culminar com facilitações para o adversário. “Estamos conhecendo as características individuais de cada atleta, a fim de transportarmos para o coletivo o que temos de melhor no plantel. Ter força de vontade é imprescindível, mas é preciso aliar o empenho com outros artifícios, a fim de neutralizarmos os pontos fortes do São Carlos e atingir o nosso objetivo”, avaliou.
Águia persegue segunda vitória
Após empatar as duas últimas partidas em seus domínios, o São Carlos, comandado por Felício Cunha, ex-técnico da Ferroviária, assim como o time de Araraquara, mira a segunda vitória dentro da competição. A Águia da Central terá o desfalque terá o desfalque do meio campista Marcos, que recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática nesta rodada. Em contrapartida, o comandante terá a sua disposição o atacante Cléberson, que retorna de lesão, e o lateral Marcus Vinicius, além do centroavante Dudu Mineiro que recentemente chegou ao clube de São Carlos.
Após dois empates, o auxiliar técnico Guilherme Dalla Déa pregou uma vitória para a equipe ascender na tabela do torneio. “É sempre importante pontuar na competição, mas para nós que aspiramos o G8 do torneio, precisamos vencer os nossos confrontos. A equipe esta confiante e focada para o duelo. Esperamos uma vitória para chegar o mais rápido possível entre os oito primeiros colocados”, explicou Dalla Déa
Retrospecto equilibrado
Ferroviária e São Carlos se enfrentarão pela nona vez. Até o momento a Águia da Central leva vantagem no confronto. São três vitórias são-carlenses, três empates e dois triunfos para os afeanos. Em Araraquara foram cinco jogos, com duas vitórias do São Carlos, dois empates e a uma vitória para a Ferroviária.
O retrospecto não leva em conta as partidas disputadas entre Ferroviária e Grêmio Sãocarlense, uma vez que o São Carlos não é sucessor do antigo clube, que durante a sua existência, jamais venceu a AFE, tendo empatado em três oportunidades e sendo derrotado em três jogos.
Ficha Técnica
Ferroviária X São Carlos
Local: Arena da Fonte, em Araraquara-SP
Horário: 16 horas
Arbitragem: Robério Pereira Pires (árbitro), Luiz Quirino da Costa (assistente 1), Sérgio Cardoso dos Santos (assistente 2), Katiuscia de Mota Lima (quarto árbitro)
Ferroviária: Everton; Felipe Blau, Rafael Dias, Hebert e Willian, Júlio César, Césinha, Bruno e Daniel; Wellington Amorim e Ricardinho (Jobinho). Técnico: Ito Roque
São Carlos: Ronaldo; Renato (Marcus Vinicius), Thiago Viana, João Victor e Branco ; Jé, Galiardo, Leandro Miranda e Ivan Paraná, Luizão e Jackson (Kleberson). Técnico: Felício Cunha.